Sobre o Curso
A sociedade brasileira vem passando por diversos processos de transformação social que exigem, dentre outras mudanças, a reestruturação do sistema educacional, resultado de uma nova configuração da base produtiva que vem sendo empregada, caracterizada pela utilização da ciência e da tecnologia na organização do trabalho. Com estas mudanças, a formação do profissional precisou ser implementada, demandando o aumento do patamar mínimo de escolarização.
Por conta deste novo contexto sócio, econômico e político globalizado, deu-se início a uma redefinição de estratégias e mecanismos institucionais que fossem capazes de acolher às demandas desta nova realidade. O advento da LDB 9.394/96 deu novo impulso à educação, agregando à sua concepção, a possibilidade especulativa e investigativa da aprendizagem. As instituições de ensino passaram a incluir as questões sociais, humanas e de visão de mundo nos seus processos formativos, ampliando o espaço educativo e reconhecendo-o como espaço onde coabitam a ciência, a ética e a arte, interligadas com o homem e a natureza.
Nesta perspectiva, a Universidade como espaço de produção do conhecimento, também incorporou essa dimensão educativa, não se limitando à formação do especialista, embora necessária, mas incluindo na formação discente, a necessidade de desenvolver trabalhos de natureza mediadora com uma sociedade que ainda vive um contexto de valorização da produção, da tecnologia e do profissional de formação apenas técnica. Assim, implementou os seus processos formativos sobretudo a partir do ponto de vista ético.
Na UNEB, esta perspectiva começou a se materializar na medida em que os espaços acadêmicos de discussões e reflexões foram ampliados, articulados com a vivência das experiências da comunidade onde se insere, seja pela implantação de novos cursos, seja pela sua intencionalidade junto a essas comunidades, reconstruindo histórias e ampliando as possibilidades de formação, de melhoria das condições sócio-econonômicas, de organização comunitária e de atuação cidadã.
O Curso de Direito desenvolvido pelo DCHT de Camaçari, é portanto, a tradução desta materialização, considerando que a sua implantação veio como resposta aos anseios da comunidade camaçariense, por profissionais qualificados, sobretudo no campo do Direito, por maiores e melhores condições educacionais, e consequentemente por maior dignidade e fortalecimento da cidadania dos seus integrantes.
O município de Camaçari, como tantos outros do Estado, apresenta uma estrutura judiciária carente de profissionais qualificados, o que demanda o incremento da advocacia, seguramente estimulado e fortalecido pela existência de cursos de graduação na área.
Não se pode deixar de considerar aqui, a complexidade das relações sociais oriundas da realidade socioeconômica de Camaçari. Integrante da região metropolitana de Salvador, com uma acelerada modernização dos diversos segmentos da economia, Camaçari abriga um Pólo Petroquímico que se destaca como centro industrial produtor de matéria prima para diversas cadeias produtivas e um setor turístico fortalecido pela privilegiada orla marítima, o que gera oportunidades, emprego e renda para a população, mas também desencadeia conflitos e degradação ambiental que necessitam de mediação, sobretudo da área jurídica, como forma de garantir o desenvolvimento sustentável da região, o que consequentemente, aumenta a demanda por profissionais especializados.
Assim, o Curso de Direito de Camaçari integrante da UNEB, universidade pública, torna possível a realização de pesquisa e extensão que qualifiquem a resolução de conflitos locais e a implantação de políticas públicas que levem o bem estar para população local, como também, abre oportunidades de formação para outras camadas sociais pela sua gratuidade.
As ações do Núcleo de Práticas Jurídicas, juntamente com as de pesquisa e extensão, vêm desempenhando importante papel no atendimento às necessidades jurídicas imediatas da comunidade, sobretudo daquelas de baixo poder aquisitivo.
Enfim, este Curso tem gradativamente ampliado a sua responsabilidade e comprometimento com esta realidade, e busca, cotidianamente, concretizar um dos seus principais objetivos, que é beneficiá-la com a oferta ao mercado, de profissionais qualificados e bem preparados.
Duração do curso: 8 (oito) semestres
Turno: Matutino.
Estrutura acadêmica
Docentes
Titulação: Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - GESTEC, Universidade do Estado da Bahia. UNEB (2019) Especialista em Administração e Desenvolvimento de Recursos Humanos.
Fundação Visconde de Cairu, FVC. ( 1998).
Graduação em Direito - Universidade Federal da Bahia, UFBA, (1991)
Graduação em Ciências Sociais - Universidade Federal da Bahia, UFBA, (1987).
Classe funcional: Assistente
Regime de Trabalho: 40h
Titulação: Doutora em Ciências Sociais (UFBA)
Especialista em educação brasileira. (Ufba)
Especialista em metodologia e didática do ensino superior (Ucsal)
Mestre em Comunicação e Culturas Contemporâneas (Facom-Ufba)
Classe funcional: Assistente
Regime de Trabalho: 20 h
Titulação: Pós- Doutoranda em Medicina pelo Programa de Pós-Graduação de Medicina e Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Relações Sociais e Novos Direitos pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Direito Privado e Econômico pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Regime de Trabalho: 40h
Titulação: Doutora em Difusão do Conhecimento (UFBA et. al., 2018); Especialização em Gênero e Desenvolvimento Regional (UFBA, 2003); Especialização em Gestão em Direitos Humanos (UNEB, 2012) Graduação em Direito (UCSal, 2003);
Classe funcional: Auxiliar
Regime de Trabalho: 40h
Titulação: Mestre em Gestão da Educação e Trabalho (2018), membro do Grupo de Pesquisa Interculturalidades (InterGesto). Especialista em Psicologia Jurídica pela Universidade Federal da Paraíba (1998), e em Psicologia da Personalidade pela Universidade do Estado da Paraíba (1993), com Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (1992).
Classe funcional: Assistente
Regime de Trabalho: Professor auxiliar 40h
Titulação: Doutor em Direito do Trabalho (UBA -2018); Mestre em Direito do Trabalho e Relações Laborais Internacionais (UNTREF – 2015); Especialização em Direito do Trabalho (UCAM – 2014); Especialização em Direito Eleitoral e Processual Eleitoral (Claretiano - 2007); Graduação em Direito (FTC – 2007).
Classe funcional: Assistente
Regime de Trabalho: DE
Titulação: especialista em docência do ensino superior (UFRJ/2000); especialista em Direito Público (UNEB/2001); mestrado em Segurança Pública, Justiça e Cidadania (UFBA/2014) e Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais (UMSA/2015);
Classe funcional: Assistente
Regime de Trabalho: 40h
Titulação: Doutora em Relações Sociais e Novos Direitos (UFBA - 2015). Mestra em Direito Privado e Econômico (UFBA - 2009). Especialista em Direito e Processo do Trabalho (Faculdade Baiana de Direito - 2010). Bacharela em Direito (Unifacs - 2007). Licenciada e Bacharela em Letras Vernáculas (UFBA - 2007).
Classe funcional: Adjunto
Regime de Trabalho: 40h
Infraestrutura
O curso de bacharelado em Ciências Contábeis, situado no Campus Camaçari, possui a seguinte estrutura física: salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório e serventias afins.
Estrutura Curricular
Horário de Atendimento: Segunda a Sexta – das 08h às 12h / 13h às 17h.